sábado, 31 de enero de 2009

El Ateneo





Uma postagem bem rapida so pra colocar algumas fotos...

Ontem fomos pra casa de Mike, um Neo Zelandes amigo meu que estudava comigo na UBA. Ontem foi nosso ultimo dia de aula, e por isso fizemos uma festinha na casa dele :) Adorei minha turma de espanhol, tinha gente do mundo todo! Alema, americana, sueco, japones, neo zelandes, frances, inglesa, e claro brasileiros!! A festa foi OTIMA!! Ezequiel e um amigo tambem foram e algumas outras pessoas de fora. Apesar de ter muito estrangeiro, o idioma oficial dali era ESPAÑOL! Depois ainda demos um passadinha em Palermo e depois fomos pra casa.

Hoje fui com Migli pro El Ateneo na Santa Fé. É uma livraria que fica num antigo teatro e que conseguiu utilizar muito bem o espaco sem ter que fazer muitas modificacoes na arquitetura original. As estantes dividem espaco com poltronas na area onde a plateia ficava, o palco é o café, e o teto mantem uma pintura original que parece nao terminada. Olhei os livros na sessão de culinaria (ja que serei uma mestre cuca a partir de segunda) de design, peguei alguns deles e fomos tomar algo "no palco". Pedi um Submarino* e uma medialuna e ficamos la por algum tempo. Depois de IMPLORAR ao garçom pra pagar a conta, passeei por Recoleta e fui pra casa.

Um beijo pra voces, amores!

*Submarino é um tipo de chocolate quente bem peculiar. O "mozo" lhe traz, numa caneca de vidro, leite quente puro e ao lado uma barrinha de chocolate meio-amargo. Depois é so voce colocar o chocolate dentro da caneca e misturar tudo com uma colher. O gosto em si nao é nada muito diferente de chocolate quente feito com nescau nao, mas achei muito interessante a maneira inusitada que eles encontraram de faze-lo.

jueves, 29 de enero de 2009

Um clone no caminha para Tigre


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Hola, queridinhos! 

Este post é extra e especial, somente pra registrar um caso de "clone"nesse mundo (Lice, mais um!)

Essa daí é uma inglesa que estava do nosso lado no metro para Tigre. Achamos ela INCRIVELMENTE parecida com Lulu quando tinha 18 anos e tivemos que tirar uma foto!
Nao da pra ver todos os detalhes, mas a cor dos olhos, o formato do rosto, o cabelo, a cor da pele, TUDO lembra Lulu quando mais nova.

OBS:Para aqueles que nao entenderam, Lulu é a irma gemea da minha mae.


Ótimas notícias!




(Fotos aqui no hostel fim de semana passado)


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.Hola meu amores!!

Aqui em B.Aires tudo´está OTIMO! Resolvi minha vida em vários pontos ontem:

1)Para aqueles que nao sabem, estou prestes a ser remanejada na UPE e, segundo o manual, eu precisaria ter o título de eleitor para poder realizar minha matricula.Bom, eu pensava que eu nao era obrigada a te-lo agora (nao fui obrigada a votar ano passado), mas estava COMPLETAMENTE enganada!!! Fui no inútil do consulado brasileiro aqui e eu nao me "classifiquei" nas exigecias necessárias pra tirar o título aqui (praticamente um trainee na Microsoft) Já estava desesperancosa e MUITO irritada quando finalmente consegui falar com a comissao de matriculas da UPE e eles disseram que eu poderia fazer a matricula SEM PROBLEMAS!!! Finalmente vou poder cursar a FCAP sem dificuldades e sem estresse. E como prometido, ja convido previamente todos que leem esse blog para a comemoracao no meu retorno.
2)A segunda boa novidade é que consegui um curso PERFEITO para mim e dani em fevereiro. O que iamos fazer tinha duracao de 1 mes e acabava dia 13 de marco, e perderiamos metade das aulas. Esse que provavelmente faremos tem duracao de 2 semanas e acaba um dia depois de irmos!!! ë um curso intensivo de 4 horas diarias e 5 vezes por semana só para brasileiros.
3) A terceira e ultima noticia é que ontem fui ao Sudamerika de Recoleta (agora tou no mesmo albergue, sendo que no Centro) e AMEEEI!! as vantagens em relacao ao do centro é que tem cozinha, ficarei num quarto so com dani, e é bem tranquilo pra estudar. As desvantagens é que nao vou conhecer tanta gente como tenho feito aqui, mas por uma parte é até melhor :) Recoleta é um bairro super legal, calmo e LINDO! Estou SUPER empolgada para cozinhar (aprender na verdade), nao aguento mais comer fora. Aqui os pratos com carne geralmente vem com poucas guarnicoes, entao prefiro comer alguma massa ou sanduiche mesmo. No cafe da manha sempre como a mesma coisa: dois croissants com meio copo de suco tang e talvez cereal.

Dani acabou de chagar, vamos almocar :)

Um beijo enorme, chicos..
Um especial pra Papy, Mamy, Arhur, Vozinha, Lulu e Tia Bebé.
Um cascudo especial pra Quiarah.


domingo, 25 de enero de 2009

Tigre


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Hola, queridinhos!
Acabei de lembrar de Lispector agora, apesar de fazer milênios que nao a leio. Ela sempre saldava sua irma nas cartas que a enviava durante sua estadia na europa com um " Meus Queridinhos, ".
Faz um tempao que nao posto aqui, exatamente
uma semana hoje, mas isso nao tem nada a ver com a chegada de Dani nao, foi pura coincidencia :) O que aconteceu foi que essa semana foi "tumultuadissima", mas agora as coisas ja voltam ao normal.

Ontem fomos pra Tigre, uma sweet cidade a uns 40 min de carro daqui. Para aqueles que nao possuem um auto, como nós, pega-se o Subte até Retiro, depois um metrô até Tigre, e de lá cada um escolhe o que fazer -nós fomos numa embarcacao pra o Recreo Alverez, que fica à beira do Rio da Prata.
Chegamos lá contentíssimas, crentes que poderíamos desfrutar de um bom banho de "mar", mesmo sabendo que a agua tinha coloracao marrom. Enquanto fiquei na areia observando o peculiar modo dos portenhos se divertirem, Dani e Cau foram se refrescar nas aguas do río, e me arrempendo de nao ter tirado fotos ou feito um filme (Bem que Dani pediu). Baseadas na quantidade de gente e no tamanho das pessoas que "nadavam", até essa altura ainda pensavamos que seria mais que um alivio poder relembrar um perfeito banho de mar na frente da casa de Ritinha em Porto, mas disso nao chegou NEM PERTO.
Tava MUITO QUENTE, às 4 horas da tarde ainda fazia um calor de meio-dia em Recife, e isso foi mais um agravante da situacao. Mal acabo de me deitar na esteira de palha que compramos essa semana e Carlinha já está de volta.
-O que foi?
-Puts, é muito rasa!!!
-E cade Daniela?
-Ficou lá se divertindo
Com a quantidade de catamaras que passa a cada 5 min., ficava IMPOSSIVEL da agua sedimentar, e em resposta à velocidade deles, ondinhas de 5 cm de altura eram geradas, me lembrando as maquetes da "Feira de Ciencias Apoio 1997".
Passando esse episódio, TUDO foi uma maravilha!! Nos deitamos num gramado que margeava o rio e ficamos alí até voltarmos. Dormimos, vimos um Tarzan (o salva-vidas era MUITO igual), comemos maca e pêssego, lemos..foi otimo! Percebemos tambem que todo porteno que ali se encontrava trazia consigo verdadeiros equipamentos pra camping! Isopor, varas de pescar, toalhas, comidas, espetos pra churrasco, etc. Da proxima vez, levaremos os nossos tambem!!!

É muito bom estar em contato com o lugar que faz a diversao portenha num sábado de janeiro. Ou com o lugar em que protestam ardentemente, ou dancam a noite toda.
Nao tem melhor forma de entender porque Buenos Aires é, para mim, o lugar onde o sangue latino é mais evidente. Onde se grita mais, se bebe mais, se ama mais.

PS: Nao tiramos nenhuma foto de nos tres juntas em Tigre, por isso coloco uma de cada.

sábado, 17 de enero de 2009

Parecemos todos "iguais"



Essa semana saímos muito com Ezequiel, Chile e outros argentinos. E, para mim, a mais peculiar delas foi quando fomos pra um "asado" num condominio suuuper legal.
O menino (nao me perguntem o nome) estava indo na manha seguinte pra Holanda fazer um intercambio de 6 meses e, como faríamos tambem, reuniu seus amigos mais próximos (incluindo eu e Cau, CLARO haha) num churrasco à noite em sua casa. Classe média alta, mae carinhosa, cachorro lindo e fofo, cerveja, petiscos, sorvete Freddo, discusso dos amigos, brinde, TUDO!
Pelo grande detalhe de que eu e Cau pescamos palavras quando argentinos falam entre si, tivemos uma visao externa do que tava acontecendo naquele terraco. Me senti COMPLETAMENTE em Montana, tentando entender sobre do que os americanos falavam. Diferentemente dos americanos, esse grupo de amigos é BEM receptivo e amavel. Sempre conversam conosco e fazem bricadeiras graciosas!
Diante desse cenario, achei muito impressionante como eles agiam como um grupo normal de amigos. Parece silly of me, mas eles têm MUITO mas a ver comigo do que com o grupo gigante de brasileiros que ta aqui no hostel e do que com a maioria dos brasileiro que encontrei ontem num "chazinhho da noite" no qual fomos ontem. (Tiago, JURO que nao é preconceito).

Digo o mesmo pros nossos amigos(as) israeleses, austricos..etc. O que realmente me intriga é como uma pessoa que cresceu numa cultura TOTALMENTE diferente da minha pode ter tantas coisas em comum comigo. Como podemos comunicarmos perfeitamente e darnos bem, como podemos tirar uma piadinha do cara ao lado que acaba de colocar meia garrafa de azeite na sua salada, ou reclamar do garcon porque ele trouxe um galinha CRUA E COM PENAS (ainda tenho que contar essa historia pra voces).

Para o meu desgosto, Faith tá indo embora amanha de manha :/ Realmente tou bem triste. Ela é uma das pessoas mais maravilhosas e puras que eu já encontrei na minha vida. Tentaremos jantar com ela hoje, e tava pensando em fazer brigadeiro também -se meu cooking skills permitirem :)


Acabo de comprar bolas de aniversario pra recpecionarmos Dani !!! Tou me preparando pra VIAGEM que teremos que fazer até o aeroporto, mas nada como olhar a paisagem :) Vou acordar cau pra nao nos atrasarmos, e comunico-os que a partir de hoje esse blog terá mais uma integrante!!
Beijos


obs: nao estranhem eu falando que o cachorro era lindo e fofo. continuo nao gostando deles, mas esse era uma excecao :)
obs1: foto tirada da escada que subo todos os dias na UBA.

miércoles, 14 de enero de 2009


Hola, chicos!!

Hoje vou ser bem breve. Cau sempre me enrola dizendo que vai postar e tal, mas nunca posta! entao só vou contar um pouco das ultimas noticias de Baires:


Well, por aqui vai tudo bem...

Ta tendo OUTRO protesto contra os ataques de Israel a Gaza hoje aqui, e como meu albergue fica a meia quadra da 9 de julio e a uma rua da Av de Mayo (uma das principais avenidas), da pra ver o protesto da minha varanda!!! Acho os argentinos muito mais politizados que nós brasileiros, eles sao bastante opinativos e SEMPRE têm um comentarioa a fazer sobre algo.
Bom, hoje chegou um velhinho ingles no meu quarto. Parece estar sozinho, mas nao sei. IMAGINEM se ele e Faith se juntam?! que coisa MAIS SWEET! haha. Mas mal vi Faith hoje, pois ela queria ir ao encontro de las Madres de Plaza de Mayo, que protestam todas as quintas contras os mortos e desaparecidos na ditadura.


Beijos e se cuidem!
(foto do meu quarto acima)


domingo, 11 de enero de 2009

San Telmo












Olá Queridinhos!

Por aqui as coisas tao ótimas! Estou conseguindo comer e dormir mais.
Esse fim de semana um grupo enorme de brasileiros chegou aqui no hostel (uns 20), e ficarao ate dia 2 de fevereiro, o que nao me deixou muito feliz, pricipalmente pq eles tao ocupando 5 quartos que poderiam ser preenchidos com pessoas que falam ingles -se eu tivesse muita sorte, espanhol-.
Me parece tambem que com a chegada do fim de semana meu espanhol declina um pouco, porque falo muito em portugues e principalmente em ingles, o que me faz voltar na aula de hoje falando ¨la mejor ciudade que me gustó in US was..¨ (meu lado direito do cerebro mistura tudo!!).

Bom, vou falar um pouco de San Telmo agora, um bairro antigo e que me lembra muito o Recife Antigo. Fomos 3 vezes esse findi pra lá..Uma vez com Gabriel, nosso amigo argentino, outra vez com The Sweet Old Lady e outra vez com um pessoal austríaco. Com o argentino, ficamos num barzinho super legal na praca central do bairro onde tem gente tocando musica, muitos portenos e poucos turistas:) Falamos espanhol a noite toda e foi SUPER legal!! Ontem de tarde fomos com Faith e com um americano completamente maluco pra pra feira de San Telmo que fica na mesma praca que fica o barzinho. Logo no comeco nos perdemos do americano, o que foi otimo, e depois ficamos olhando todas as barraquinhas. Foi legal ver tudo e tal, mas a especialidade deles e mesmo antiguidades, o que faz com que os precos sejam abusivos!! A terceira e ultima vez que fomos em San Telmo foi ontem. Comemos "Picadas" com um otimo vinho pra acompanhar e tivemos uma otima noite :)

Bom, tou morrendo de sono pois fui dormir todos os dias da semana passada tarde.. Vou ver se hoje me recupero pra aproveitar bem muito o dia amanha!

Tou amando MUITO Buenos Aires, meu Hostel, meu curso.. TUDO!
Um beijo, anjinhos

Mari

PS: As fotos acima sao em San Telmo e esta é Faith, the sweet old lady.

sábado, 10 de enero de 2009

Una linda vieja americana

Hola meus queridos!

Acabo de criar esse blog pra mim e pra Cau, pois assim poderemos contar um pouco do que acontece por aqui todos os dias. Num bolg da pra fazer upload de fotos, videos, etc, voces podem comentar, e nós duas podemos postar ao mesmo tempo :)

Para comecar, vou contar a historia da minha roommate, que è uma velhinha americana SUPER SWEET, de cabelo branco, olhos BEM azuis, branca, e super em forma.
Bem, ela tem uns 70 e poucos anos, era professora em uma cidade perto de Denver, Colorado, e é viúva há 10 anos. Quando era jovem, viajava bastante, mas apesar disso nunca aprendeu uma 2 lingua. Ano passado, decidiu que queria passar os ultimos anos de suas vida conhecendo lugares, pessoas e coisas novas pelo mundo todo. Foi ai que reuniu sua familia e comunicou-a que venderia sua casa, seu carro e faria um open house, deixando todos seus amigos levarem o que quisessem de sua residencia. (ou seja, ela nao tem mais NADA nos EUA)
Com o dinheiro que ela obteve vendendo seus pertences, The Old Lady comprou um mochila, uma bota, coisas basica de viagem, e veio como BACKPACKER para a America do Sul. A mala dela é bem pequena, tem apenas 45L e tudo que ela precisa, mas em suas palavras ¨my bag is my life now¨.
Hoje ela saiu antes de eu acordar e voltou quando eu estava dormindo pela segunda vez, o que deve ter feito ela pensar que eu dormir o dia todo, mas tudo bem. Quando me acordei, tinha acabado de voltar do banho e conversamos um pouco antes dela ir dormir (eram 9 p.m.).
O que me contou foi sobre a historia de sua participaçao em um grupo contra um órgao do governo americano que é respondavel por treinamentos de militares extrangeiros, tendo sido responsavel pelo treinamento de militares nas ditaduras latinoameircanas na Guerra Fria. Esse grupo se reune todos os anos na frente da sende desse orgao estatal e tenta há varios anos fecha-lo, porem sem nenhum sucesso ate agora. Durante protesto em 2003, onde tinha no minimo 65 anos, ela cruzou a barreira delimitada para os manifestantes e foi presa, tendo que passar 3 meses num prisao federal. Falamos de tudo isso por hoje ela estava caminhado pela Av. de Mayo e encontrou o cafe e a livraria da Associón Madre de Plaza de Mayo, que é um grupo criado por um mae que teve sua filha desaparecida durante a ditadura (http://www.madres.org/asociacion/asociacion.asp), e ficou super feliz de ter achado por acaso.

Acho que o mais encatador é olha-la e ver seu semblante tranquilo e feliz, o que me passa calma. Poderia passar o dia escutando suas muitas historias!! Sao essas pessoas que fazem qualquer viagem uma experiencia magnifica e muito significativa. Em termos de pureza, ela se assemelha à minha host mother coreana, em termos de conhecimento, ela se assemelha à minha coordenadora de Flathead High School, e em termos de aparencia, ela se assemelha a Rose velha em Titanic.
 
See my page at the Age Project