sábado, 10 de enero de 2009

Una linda vieja americana

Hola meus queridos!

Acabo de criar esse blog pra mim e pra Cau, pois assim poderemos contar um pouco do que acontece por aqui todos os dias. Num bolg da pra fazer upload de fotos, videos, etc, voces podem comentar, e nós duas podemos postar ao mesmo tempo :)

Para comecar, vou contar a historia da minha roommate, que è uma velhinha americana SUPER SWEET, de cabelo branco, olhos BEM azuis, branca, e super em forma.
Bem, ela tem uns 70 e poucos anos, era professora em uma cidade perto de Denver, Colorado, e é viúva há 10 anos. Quando era jovem, viajava bastante, mas apesar disso nunca aprendeu uma 2 lingua. Ano passado, decidiu que queria passar os ultimos anos de suas vida conhecendo lugares, pessoas e coisas novas pelo mundo todo. Foi ai que reuniu sua familia e comunicou-a que venderia sua casa, seu carro e faria um open house, deixando todos seus amigos levarem o que quisessem de sua residencia. (ou seja, ela nao tem mais NADA nos EUA)
Com o dinheiro que ela obteve vendendo seus pertences, The Old Lady comprou um mochila, uma bota, coisas basica de viagem, e veio como BACKPACKER para a America do Sul. A mala dela é bem pequena, tem apenas 45L e tudo que ela precisa, mas em suas palavras ¨my bag is my life now¨.
Hoje ela saiu antes de eu acordar e voltou quando eu estava dormindo pela segunda vez, o que deve ter feito ela pensar que eu dormir o dia todo, mas tudo bem. Quando me acordei, tinha acabado de voltar do banho e conversamos um pouco antes dela ir dormir (eram 9 p.m.).
O que me contou foi sobre a historia de sua participaçao em um grupo contra um órgao do governo americano que é respondavel por treinamentos de militares extrangeiros, tendo sido responsavel pelo treinamento de militares nas ditaduras latinoameircanas na Guerra Fria. Esse grupo se reune todos os anos na frente da sende desse orgao estatal e tenta há varios anos fecha-lo, porem sem nenhum sucesso ate agora. Durante protesto em 2003, onde tinha no minimo 65 anos, ela cruzou a barreira delimitada para os manifestantes e foi presa, tendo que passar 3 meses num prisao federal. Falamos de tudo isso por hoje ela estava caminhado pela Av. de Mayo e encontrou o cafe e a livraria da Associón Madre de Plaza de Mayo, que é um grupo criado por um mae que teve sua filha desaparecida durante a ditadura (http://www.madres.org/asociacion/asociacion.asp), e ficou super feliz de ter achado por acaso.

Acho que o mais encatador é olha-la e ver seu semblante tranquilo e feliz, o que me passa calma. Poderia passar o dia escutando suas muitas historias!! Sao essas pessoas que fazem qualquer viagem uma experiencia magnifica e muito significativa. Em termos de pureza, ela se assemelha à minha host mother coreana, em termos de conhecimento, ela se assemelha à minha coordenadora de Flathead High School, e em termos de aparencia, ela se assemelha a Rose velha em Titanic.

3 comentarios:

  1. O melhor das viagens é a absorção das personalidades alheias, que farão dela valer a pena. É o que te dar a certeza que não voltarás a Mari que foi. Essa foi, com certeza, uma das melhores sensações da minha vida!

    ResponderEliminar
  2. minha babina!
    que coisa mais bela!
    adorei seu depoimento, e posos imaginar essa velhinha :)
    te amo beijo
    (to esperando vc postar agora cau!)

    ResponderEliminar
  3. não ignore automaticamente os brasileiros só porque eles.....FALAM PORTUGUÊS! podemos encontrar grandes pessoas ao nosso lado sem percebê-las por motivos bestas. beijo e continue a escrever. tiago didier

    ResponderEliminar

 
See my page at the Age Project